sábado, 14 de abril de 2012

História de São Pedro dos Crentes.


No início do século XX havia um pequeno povoado as margens do Rio Farinha e Riacho Santa Rosa, mas devido às doenças (originadas da grande qualidade de mosquitos provenientes da mata que ali havia) que se tornavam constantes nas crianças e as mesmas não resistiam, os habitantes começaram a mudar-se para outras terras e o dono chamado de Eliziário de Castro, vendeu as terras para Antonio Libano, e mudou se também.
Na década de 40 fundou-se uma Igreja Evangélica Batista no que sobrara do povoado de São Pedro, sendo uma das primeiras a se converterem a irmã Terezinha e sua mãe Maria Libania e alguns anos mais tarde apareceu pregando sobre o pentecostes o missionário João Jonas, neste momento a irmã Terezinha e sua mãe novamente se converteram a nova doutrina e neste momento as pessoas que ainda eram católicas na terra de São Pedro se converteram e passaram a congregar na Assembléia de Deus.
O missionário João Jonas com outros irmãos também pregavam na região do Tocantins e no Piauí, trazendo muitos irmãos do Piauí para São Pedro fundando um povoado inteiramente de crentes, fazendo que a terra de São Pedro fosse conhecida como São Pedro dos Crentes.
Em 1994 o povoado foi transformado em sede de um município, o de São Pedro dos Crentes, que se encontra na região da Serra da Mesa e ao sul da Serra da Cinta e onde nascem o Rio Grajaú e Mearim, principais rios do centro do Maranhão.
Hoje São Pedro dos Crentes ainda recebe uma influencia muito forte dos preceitos religiosos evangélicos, e é composto em sua maioria por pessoas originariamente do maranhão, piauienses, pernambucanos entre outros estados nordestinos e seus descentes.
..........................................................................................................................................................
Fotos: A primeira é da primeira igreja da cidade, que era coberta de cavaco, como se pode ver na imágem e a segunda é do Conjunto Coral de nossa Cidade, já em frente a segunda Igreja. Me foram passadas por Pedro Damaceno Pereira Pinto.
------------------------------------------------------------------------------
Escritor: Jailson Castro Pereira da Silva